
A Câmara Municipal de Sintra está a exibir a exposição itinerante “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra”, na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, desde 22 de julho e até 30 de agosto.
Criada por Emília Pires, esta mostra resulta num levantamento inicial dos relógios de sol do concelho, com o propósito de inventariar e aprofundar o seu estudo científico, histórico e artístico.
Até à data da exposição, foram identificados 67 relógios de sol em Sintra, incluindo dois exemplares do território da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, datados entre o final do século XIX e a segunda metade do século XX, com características únicas, como uma inscrição curiosa que diz “HABLO SIN LENGUA / MARCHO SIN PIERNAS” (Falo sem língua / Ando sem pernas).
Caso alguém conheça um relógio de sol que não faça parte deste inventário, pode entrar em contacto com o MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas para colaborar no levantamento.
Após a exibição na Casa da Juventude, a mostra seguirá para outros locais do concelho, permitindo maior acesso a este património singular de Sintra.
Fonte: Exposição “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra” chega à Casa da Juventude – Visit Sintra