Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) anunciaram um desconto de 1€ por cada 30 dias no tarifário dos serviços de águas e resíduos para 2023, como forma de incentivar a adesão à recolha seletiva de resíduos alimentares.
O novo sistema, que já está em vigor em todo o concelho de Sintra desde o ano passado, visa cumprir a obrigatoriedade nacional que entrará em vigor em 2024. O projeto piloto “Bio-Recursos-Demasiado bons para desperdiçar!” alcançou cerca de 15 mil pessoas em algumas localidades da freguesia de Rio de Mouro.
Os interessados podem aderir através do preenchimento de um formulário online ou nos balcões de atendimento dos SMAS de Sintra. Os resíduos alimentares devem ser colocados em sacos verdes, que serão recolhidos e encaminhados para tratamento, visando a produção de energia ou composto orgânico. A estimativa é que, até 2027, Sintra contribua significativamente com a recolha de resíduos orgânicos, alcançando cerca de 51.436 toneladas nesse ano. Além disso, os SMAS de Sintra estão adquirindo uma nova viatura equipada com sistema de lavagem de contentores para reforçar a recolha em estabelecimentos de restauração, educacionais e sociais que produzem grandes quantidades de biorresíduos.
Com essas iniciativas, Sintra reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o manejo adequado dos resíduos.