DestaquesRoteiros Turísticos e Culturais

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS AO MOSTEIRO DE S. VICENTE DE FORA

A Igreja e o Mosteiro de São Vicente de Fora são o primeiro exemplo do maneirismo em Portugal. A Igreja, começada em 1582 sob a direção do arquiteto Filippo Terzi, precisamente no local onde D. Afonso Henriques havia edificado um templo dedicado a São Vicente, feito padroeiro de Lisboa em 1173, aquando do transporte das suas relíquias vindas do Algarve.

Mas é o arquiteto português, Baltazar Álvares, quem vai marcar o estilo da construção do monumento, imbuído do espírito das novas correntes maneiristas que grassavam em Itália. A obra termina em 1627, albergando o mosteiro os padres agostinianos, verdadeiros e profundos estudiosos de todo o saber da sua época e criadores de focos de conhecimento, como a biblioteca de Mafra.

Contudo, percorrendo o monumento podemos apreciar vários estilos, com particular destaque para o barroco e o rococó, graças às magníficas obras efetuadas nos reinados de D. Pedro II e de D. João V. É também no seu perímetro que podemos admirar o Panteão Real dos Bragança e o Panteão dos Patriarcas.

Mais um Roteiro organizado pelo CCDS acompanhado pelo historiador João Rodil em que pode participar. Inscrições através dos contatos abaixo indicados:

Contatos:

Telefone: 219 119 180

Fax: 219 119 189

Email: sede@ccdsintrense.com

Fotografia: C.M. Lisboa