DestaquesRoteiros Turísticos e Culturais

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS AO “MOSTEIRO DA BATALHA” E “MOSTEIRO DE ALCOBAÇA”

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS – 28 DE NOVEMBRO
“MOSTEIRO DA BATALHA” E “MOSTEIRO DE ALCOBAÇA”

No dia 28 de Novembro o CCDS vai realizar uma visita ao Mosteiro da Batalha e ao Mosteiro de Alcobaça, numa viagem pela História de Portugal guiada por João Rodil.
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado Mosteiro da Batalha é, indiscutivelmente, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia. Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.
Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura portuguesa.