Roteiros Turísticos e Culturais

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS AO “CHALET DA CONDESSA”

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS AO “CHALET DA CONDESSA”

O próximo dia 27 de fevereiro foi a data escolhida para o regresso dos “Roteiros Turísticos e Culturais”. Desta feita o local escolhido foi o “Chalet da Condessa” em plena Serra de Sintra.

As inscrições estão abertas.

Tel. 21 911 91 80 Email: sede@ccdsintrense.com

Breve história:

Elise Hensler nasceu na Suíça, em 1836, e viveu largos anos em Boston, nos Estados Unidos da América. Era uma mulher com grande cultura e profunda paixão pelo mundo das artes e das letras, que veio a tornar-se cantora de ópera. Após ter estudado em Paris e atuado em Milão, Elise visitou os palcos portugueses, passando pelo Teatro Nacional de São João, no Porto e, depois, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Foi neste último palco que o rei D. Fernando II a conheceu e se apaixonou por ela.

Em 1869, já com D. Luís I no trono, D. Fernando II e Elise casam-se, unidos pelo amor à arte e à cultura. O enlace ocorreu dias depois de D. Fernando ter pedido ao seu primo, o Duque Ernesto II de Saxe-Coburgo e Gotha, um título para a sua futura mulher: o de Condessa d’Edla. As opiniões sobre a realização do casamento, quer por parte da nobreza quer da imprensa, foram bastante divididas, nunca tendo sido realmente aceite pelo público.

O casal utilizava Sintra, mais concretamente o Parque e o Palácio da Pena, propriedade de D. Fernando II, como o seu refúgio. Ambos apaixonados pela botânica, intensificaram as plantações no parque, incluindo neste jardim romântico espécies provenientes de várias partes do mundo.

ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS AO “CHALET DA CONDESSA”
Chalet da Condessa – Fotografia: PSML