A acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento chamado de complementar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O tratamento de acupunctura consiste na inserção de agulhas filiformes descartáveis em pontos muito específicos do corpo, chamados de “Pontos de acupunctura”, com o objetivo de reequilibrar a energia do organismo, obtendo efeito terapêutico. A credibilidade da acupunctura está patente na história de sucesso que se verifica há pelo menos 4 mil anos na China. É utilizada em todo o mundo como uma terapêutica válida para muitos tipos de patologia. Foi aprovada em Portugal a lei 45/2003, Lei de enquadramento base das terapêuticas não convencionais, sendo neste momento a acupunctura uma terapia regulamentada e os profissionais que a exercem têm carteira profissional aprovada pela
ACSS (Administração Central de Sistema de Saúde).
A fitoterapia é, como o nome indica, terapia através das plantas, concebida segundo princípios desenvolvidos no Oriente, principalmente na China. A fitoterapia chinesa não deverá confundir-se com os medicamentos naturais produzidos no Ocidente (como os que são vendidos em ervanárias ou receitados por naturopatas), por várias razões:
1o- Fornece a energia em falta. A prescrição da fitoterapia obedece aos mesmos princípios da acupunctura, ou seja, é receitada para fornecer e equilibrar a energia do paciente como forma de eliminar a doença e restaurar a saúde. Pelo que com o mesmo diagnóstico podem prescrever-se duas terapias.
2o – Sem efeitos secundários. Seja apresentada em cápsulas ou em gotas, a fitoterapia é elaborada com base em combinados de diferentes ingredientes (normalmente raízes, caules, sementes de plantas). Cada um dos ingredientes desempenha um papel específico, de modo que a fórmula resulte equilibrada e sem efeitos secundários. A fitoterapia é considerada no Oriente a terapia mais importante da Medicina Tradicional Chinesa, já que os seus efeitos são muito profundos e eficazes, sobretudo no tratamento de doenças crónicas, sendo que o melhor teste à sua eficácia e credibilidade é a sua utilização secular.
A utilização conjunta da acupunctura e da fitoterapia permite potenciar ao máximo os efeitos de cada uma delas.
Segue, em anexo, uma lista de alguns dos quadros clínicos em que a Medicina Chinesa actua com sucesso.
Terapeuta: Ana