1 - Outdated

Obra em Destaque – Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros: A exposição imperdível no MAT – Museu Anjos Teixeira

A exposição “Obra em Destaque – Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros” é uma oportunidade única para descobrir uma perspetiva diferente da obra deste grande artista. Além disso, a exposição inclui quadros e desenhos do artista realizados por amigos, que partilham a sua visão e admiração pela arte deste mestre.

Além disso, a exposição está aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 12h00 às 18h00. No entanto, o museu encontra-se encerrado às segundas-feiras e em dias feriados.

Não perca esta oportunidade de conhecer a obra de Pedro Anjos Teixeira de uma maneira única. Em suma, a exposição é uma excelente opção para um passeio cultural em família ou com amigos. Portanto, descubra mais sobre a obra deste artista português e aproveite esta oportunidade para enriquecer a sua cultura. Acima de tudo, visite a exposição “Obra em Destaque – Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros” até 28 de abril no MAT – Museu Anjos Teixeira.

MAT – Outras Curiosidades (créditos: https://www.patrimoniocultural.gov.pt)

O Museu Anjos Teixeira conserva o legado artístico de dois grandes escultores portugueses contemporâneos – Artur Anjos Teixeira e Pedro Anjos Teixeira. Tendo atualmente exposta grande parte da obra dos dois escultores (mármores, gessos, bronzes, maquetas, desenhos, esboços e modelos), funcionou como Casa-Museu-Atelier onde era possível ver trabalhar o escultor Mestre Pedro.

Pedro Augusto dos Anjos Teixeira (1908-1997) legou oficialmente à edilidade todo o seu espólio e uma boa parte das obras de seu pai, Artur Augusto dos Anjos Teixeira  (1880-1935) a 24 de setembro de 1974, ficando a obra dos dois Mestres escultores contemporâneos reunida no mesmo espaço, aberto ao público em 1976.

Em 1974, o Mestre Pedro Anjos Teixeira passou a residir neste edifício, tendo-se tornado Casa-Museu Atelier, transformando-o num estabelecimento com características próprias, pois era possível ver trabalhar e criar “ao vivo” um dos maiores escultores portugueses contemporâneos. Durante o período de 1977 a 1992, Mestre Pedro passou

a dar aulas no atelier tornando este espaço museológico visita obrigatória dos apreciadores da Escultura Portuguesa Contemporânea.

No museu está exposta grande parte da obra dos dois escultores (mármores, gessos, bronzes, maquetas, desenhos, esboços e modelos) e destacam-se os trabalhos figurativos de temática humana e animal, com especial realce para as representações dos homens e mulheres do povo, fixados pelos dois escultores nas suas diversas profissões, atitudes e trajos característicos.

Clique aqui para voltar à página inicial