Notícias

HFF TEM EM FUNCIONAMENTO CONSULTA ESPECIALIZADA “PÓS-COVID”

HFF TEM EM FUNCIONAMENTO CONSULTA ESPECIALIZADA “PÓS-COVID”

O Serviço de Pneumologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) disponibiliza desde o final do ano passado uma consulta especializada “Pós-COVID”, para o acompanhamento e reabilitação de doentes com sequelas persistentes do sistema respiratório após infeção pelo SARS-CoV2. A propósito desta consulta especializada, a SIC Notícias entrevistou Fernando Rodrigues, médico pneumologista e diretor do Serviço de Pneumologia do HFF.

A síndrome “Pós-COVID” é uma nova faceta da pandemia, que exige acompanhamento e cuidados de saúde especializados. Cansaço fácil e persistente, e dificuldade em respirar são as queixas mais frequentes dos doentes acompanhados por esta consulta especializada do Serviço de Pneumologia do HFF, que tem como objetivo identificar, de forma precoce, se estão presentes sequelas que podem ser alvo de reabilitação com vista a uma recuperação total.

Esta síndrome ocorre em casos de doentes que tiveram manifestações da doença COVID, e em doentes infetados que não necessitaram de internamento hospitalar, ventilação ou oxigenoterapia. A síndrome “Pós-COVID” pode manifestar-se enquanto síndrome pós-agudo, quando os sintomas persistem após três semanas do diagnóstico COVID-19, ou enquanto síndrome crónico: neste caso, quando os sintomas persistem para além das 12 semanas após o diagnóstico. As queixas e sintomas dos doentes podem ser flutuantes, na presença e na intensidade, ao longo do tempo.

É neste contexto que surge este apoio diferenciado aos utentes do HFF, que envolve, também especialistas da especialidade da medicina física e de reabilitação, através das técnicas de reabilitação respiratória. A referenciação para a consulta especializada “Pós-COVID” é efetuada pelo próprio HFF, no caso dos doentes internados em enfermarias COVID-19 do Hospital, ou no âmbito dos cuidados de saúde primários, junto do seu médico de família.

Fonte: https://hff.min-saude.pt/hff-tem-em-funcionamento-consulta-especializada-pos-covid/