Notícias

H2OFF – É HORA DE FECHAR A TORNEIRA NO DIA 22 DE MARÇO

Às 22 horas do dia 22 de março, é hora de fechar a torneira, durante 60 minutos. O desafio é da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), para “promover a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água”, num movimento nacional que conta com os SMAS de Sintra como parceiro institucional.

O movimento H2Off vai assinalar o Dia Mundial da Água, data instituída pelas Nações Unidas para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. Recorde-se que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a agenda mundial para 2030, estabelecem como compromisso para a Humanidade “a garantia da disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (ODS 6), “cidades e comunidades sustentáveis” (ODS 11) e “o combate às alterações climáticas e os seus impactos” (ODS 13).

O desafio da APDA é simples: uma hora sem consumir água, enquanto ato deliberado e consciente, apelando a uma consciência clara sobre o uso correto e eficiente deste recurso. Um gesto que alerta que a água não é um bem inesgotável e que, como referiu António Guterres, secretário geral das Nações Unidas, “se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado á água”.

Esta iniciativa parte do trabalho desenvolvido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que reúne também profissionais na área da comunicação dos SMAS de Sintra, e constitui ainda uma homenagem aos que estão na linha da frente dos serviços essenciais de água e saneamento. Pode consultar mais informações e acompanhar a iniciativa em www.h2off-apda.com

Fonte: https://www.smas-sintra.pt/h2off-e-hora-de-fechar-a-torneira-no-dia-22-de-marco/