DestaquesRoteiros Turísticos e Culturais

COIMBRA E FIGUEIRA DA FOZ NA ROTA DOS ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS

Foto: cm-coimbra.pt

No próximo dia 26 de junho poderá “embarcar” na aventura que o CCDS e João Rodil estão a preparar, e deixar-se envolver pela história, lendas e encantos de Coimbra e Figueira da Foz.

As inscrições estão abertas!

Coimbra é uma cidade histórica e universitária da maior importância no panorama cultural português e europeu. A sua Universidade, fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, colocou o país na rota do conhecimento e do desenvolvimento.

Capital de distrito, é enorme o rol de monumentos que possui. Destaque para a própria Universidade, com a sua valiosa biblioteca; os Mosteiros de Santa Clara (a Velha e a Nova); ou o Mosteiro de Santa Cruz, com os túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, a Sé Velha, a Torre de Bera ou a Quinta das Lágrimas; isto apenas para mencionar algum do seu vastíssimo património. E depois há o Mondego, o maior rio nascido em Portugal, cujas águas cruzam a cidade.

É seguindo o percurso do Mondego que iremos até à Figueira da Foz, bela pelas suas praias, aninhada pelo Cabo Mondego e a serra da Boa Viagem, cujo conjunto é hoje classificado como Monumento Nacional Natural.

Esta cidade, que na sua origem era uma povoação toda virada para a vida do mar, entre a pesca e a extração do sal, conserva ainda essa vertente embora se tenha transformado, a partir dos finais do séc. XIX, numa zona de turismo muito frequentada e famosa, ganhando o título de Rainha das Parais de Portugal.


Imagens: cm-coimbra.pt e pixabay.com