Roteiros Turísticos e Culturais

AZENHAS DO MAR NOS ROTEIROS TURÍSTICOS E CULTURAIS

Azenhas do Mar é uma aldeia do litoral sintrense, plena de História e Património. Entre o mar e a terra, a aldeia desenvolveu-se na moagem dos cereais e na vitivinicultura, local proeminente dos afamados vinhos da Região Demarcada de Colares.

Aqui passou férias o rei D. Carlos I e as rainhas D. Amélia e D. Maria Pia. Muitos arquitectos do século XX aqui implantaram as suas criações, como Raul Lino, Norte Júnior e outros. Aqui viveu Ferreira de Castro e muitos foram os escritores e poetas que sobre ela escreveram, como são exemplos Vergílio Ferreira ou José Saramago. Lugar inspirador para pintores como Paula Campos, Júlio Pomar, Alfredo Keil, Roque Gameiro e tantos outros, foi ainda estância dilecta de cineastas como Perdigão Queiroga, Beatriz Costa ou Carmen Dolores. A sua Capela de São Lourenço, datada dos finais do séc. XVI, está integralmente restaurada. A Escola, começada a ser construída em 1927 e inaugurada pelo Presidente Óscar Carmona um ano mais tarde, serviu de modelo para a filosofia dos edifícios escolares do Estado Novo.

A História imensa das Azenhas do Mar, aliada à sua beleza natural, com o casario a descer em cascata falésia até ao oceano, conferem-lhe um cenário de “belo terrível”, tão ao sabor do gosto romântico.

“Azenhas do Mar”

16 de Junho às 10 Horas