Cultura e Outros Eventos

“AGAMÉMNON” NO MASMO

“AGAMÉMNON NO MASMO

O MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas será palco para a peça de teatro “Trilogia da Guerra – Agamémnon”, de Jaime Rocha, de 2 de setembro a 9 de outubro.

Numa produção realizada pela MUSGO Produção Cultural, os espetáculos contam com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e acontecem de quinta-feira a sábado, sempre às 21h30, com encenação de Paulo Campos dos Reis.

A Grécia declara guerra a Tróia após o rapto de Helena por Páris. Estamos na Antiguidade Clássica. Agamémnon, o protagonista desta tragédia que faz derramar muito sangue, desperta enormes paixões e mostra o homem nas suas facetas mais íntimas, comovedoras, filosóficas e animalescas.

O dramaturgo Jaime Rocha construiu, a partir deste mito fundador do teatro grego, uma peça simultaneamente trágica e cómica, que responde às preocupações, utopias, angústias, ideais não só do homem antigo, como também do homem contemporâneo.

O autor introduz neste texto um olhar renovado quer nos conteúdos, quer no vigor e na agilidade dos diálogos e relatos. Sendo por um lado fiel à história narrada e problematizada pelo texto fundador, o Drama Antigo, esta peça traz ao teatro contemporâneo português uma nova visão de uma realidade mitológica muito singular, onde a coragem, a intriga, o ódio, a paixão, a solidariedade, o abandono e a errância são elementos dramatúrgicos fundamentais, uma realidade em que o homem mostra a sua verdadeira face e deixa cair as máscaras.

Ao reconstruir este mito grego, o autor reflete, também, sobre como o mesmo perdura no tempo e como se adapta à atualidade, enquadrado no mundo moderno. A guerra nunca acabou, continua a ser uma presença constante e uma ameaça ainda mais mortífera, já que põe em causa a própria existência humana.

 

Saiba mais AQUI.